4

1 ano e 4 meses

 


 Meu Davi está cada dia mais esperto e falante... tudo que falamos perto dele, repete, parece um papagaio!!!
Agora ele gosta de contar e quando vê letras e números fica "lendo"... Estamos amando essa nova fase!!!
Ele está cada dia mais curioso, já pede as coisas quando sente vontade, como por exemplo. água, que é "aua"...


Como seu filho está crescendo

A criança entende cada vez melhor para que as coisas servem. Um giz de cera, por exemplo, já não é mais encarado como algum tipo de bala ou doce: seu filho já rabisca lindos desenhos incompreensíveis.

Se ele já estiver craque na brincadeira do tipo "cadê o nariz do nenê?", comece a acrescentar partes do corpo mais complexas: queixo, cotovelo, testa, canela, batata da perna (essa ele vai gostar!)... A memória da criança também está mais desenvolvida, e talvez você perceba que ela se lembra de lugares onde já esteve antes.

Mas ainda tem muito a aprender. Pode ser que seu filho ainda não consiga calcular bem a altura de um degrau -- ou do sofá de onde está descendo --, e os tombos serão inevitáveis. Deixe sua farmacinha caseira sempre equipada para esse tipo de imprevisto.

Lembre-se que a criança ainda não tem noção do perigo e é incapaz de antever risco imediato, mesmo após ter passado por algum acidente numa mesma situação.


Como fica sua vida

Com a personalidade do seu filho, vêm também as famosas birras e escândalos, muito comuns até nas crianças mais calmas. Não adianta muito mandar a criança parar com a choradeira -- o problema é que ela simplesmente não consegue parar.

Fique por perto e se mostre disponível para ajudar se for preciso. Vai ser uma situação meio esquisita, mas às vezes você precisa deixar seu filho descarregar toda a fúria que está lá dentro.

Dentes em ordem 

Fez a festa quando chupou seu primeiro pirulito... mas depois escovamos bem os dentinhos!!!
É essencial manter os dentes do seu filho sempre limpos e saudáveis. Eles precisam durar até a chegada dos dentes permanentes, que começa por volta dos 6 anos. Os molares, que nascem no segundo ano de vida, são os que mais tempo vão ficar na boca da criança. Você já pode começar a incentivá-lo a escovar os dentes sozinho.

É claro que ele não vai conseguir dar conta do serviço, mas é bom que a responsabilidade seja desde o princípio dele. Depois que ele "escovar", é a sua vez de fazer uma limpeza geral nos dentes. E cuidado com o tubo de creme dental! Não é raro crianças dessa idade resolverem comer pasta de dente, o que pode causar problemas de saúde (o excesso de flúor provoca uma doença chamada fluorose, causando manchas irreversíveis nos dentes).

Fonte: Baby Center
Free Baby Roll ani Cursors at www.totallyfreecursors.com